segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Homenagem Ada Lovelace, Primeira Programadora. da História.

Ada Lovelace é considerada a primeira programadora da história, pois foi quem escreveu o que hoje se considera o primeiro algoritmo para ser interpretado por uma máquina. A Condessa de Lovelace era matemática e trabalhou com Charles Babbage na máquina analítica, também chamada computador mecânico.
Filha do poeta Lord Byron, embora sem nunca ter tido contato com ele, Ada traduziu em 1842 um artigo do italiano Luigi Menabrea sobre o funcionamento da máquina analítica, mas acrescentou notas à tradução que eram mais longas do que o texto em si. A última seção das anotações da condessa descreve o que é considerado o primeiro programa de computador da história: um algoritmo para calcular números de Bernoulli.
O algoritmo teria funcionado se a máquina de Babbage tivesse realmente sido construída, mas o projeto só foi realmente concluído em 2002, pelo Museu da História do Computador, em Londres.
Segundo historiadores, a maior contribuição de Ada Lovelace à programação foi vislumbrar que o computador mecânico poderia fazer outras operações além de simplesmente fazer contas com números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola pessoal, espero por suas opniões.
comentem!